- De olho na base, Grêmio, Internacional

Jovens talentos da dupla

Por: Lucas Collar (@lucascollar) e Thiago Silva (@thiisilva19)

A dupla Grenal está participando do Campeonato Brasileiro Sub-20 que ocorre no Rio Grande do Sul com a participação de todas as equipes da série A do nacional. As duas equipes mantem suas campanhas consistentes na competição e estão próximas de repetir a final da primeira edição. O Grêmio já está classificado para a semifinal da competição e irá enfrentar o Palmeiras na quinta-feira e na noite desta terça-feira (16) o Internacional enfrenta o Vitória.

O Grêmio até o momento é a melhor equipe do torneio, a única a vencer todos os seus jogos realizados na cidade de Gravataí.  O grupo de jogadores do Grêmio é um dos mais próximos da idade limite do certame e nos jogos disputados sempre se mostrou mais experiente, com mais bagagem, do que seus adversários. O time gaúcho, treinado por Mabília, se utiliza constantemente da velocidade dos seus meias Ângelo e Luan na criação das jogadas.

O Inter, por sua vez, treinado por José Luiz Leão, apesar do tropeço diante da Portuguesa na estreia, terminou como líder sua chave com 9 pontos. O grupo colorado tem como principais características a velocidade e a experiência, já que alguns jogadores, como Alex Santana, Nathan Índio e Murilo tiveram passagem pelo elenco principal, comandado pelo técnico interino Clemer em 2013. As principais promessas ficam por conta do atacante Andrigo, que já recebeu propostas de gigantes europeus e acabou renovando com o Inter e pelo volante Bertoto, revelado pelo Pedra Branca e com passagens por Manchester United e Rezende/RJ.

Os destaques da dupla:

Grêmio

Tiago Machowski: O goleiro de 20 anos é peça fundamental no elenco gremista, possui grande estatura e tem perfil de liderança tanto que é o capitão do Grêmio na competição. O Arqueiro já passou pelas seleções de base do Brasil sendo campeão do mediterrâneo com a amarelinha sem sofrer gols.

Tinga: O lateral gremista um dos principais destaques da equipe, uma das posições que o time profissional sente mais falta de um jogador com estilo diferente do titular Pará. No inicio desta temporada chegou a subir para os profissionais, mas acabou por se lesionar e perder espaço no grupo.

Ainda durante o Campeonato Brasileiro sub-20, o Grêmio e o seu empresário Jorge Baidek foram procurados por representantes do Real Madrid Castilla, time B dos espanhóis que recentemente contratou Casemiro ex-São Paulo, e por um clube francês.  Lateral deve iniciar a temporada como titular da equipe que jogará o Gauchão pelo Grêmio.

Robertino Canavesio: O zagueiro Argentino foi trazido ao Grêmio após uma fracassada ida ao Parma da Itália por ter o passaporte europeu negado. O defensor é apontado como grande promessa e após a mudança na regra que agora permite até 5 estrangeiros no elenco deve ser constantemente aproveitado entre os profissionais. Rápido, com boa saída de bola, é tido entre os profissionais do Grêmio como um zagueiro muito técnico. Deve iniciar a temporada no grupo que disputará o Gauchão em 2014.

Luan: O meia-atacante é o melhor jogador e o que mais chama atenção até o momento. Ele chegou ao elenco vindo do América-SP como atacante, mas pela qualidade técnica foi recuado para armar as jogadas do tricolor e até o momento vem realizando a tarefa com eximia qualidade. O jogador possui uma grande velocidade atribuída a dribles rápidos e uma agilidade que foram adquiridas do futsal praticado durante quatro anos em São Paulo. Após grande campeonato pode vir a ser utilizado no elenco gremista e tem como grande sonho marcar um gol como profissional na Arena do Grêmio.

Inter

Bertoto:  Volante de qualidade e com características do futebol moderno.  Marca, tem boa saída de bola e ainda aparece bem na frente, tanto como homem surpresa, como nas bolas paradas. Tem 20 anos de idade e está emprestado ao Inter. Surgiu no Pedra Branca/RS e teve uma curta passagem pelo Manchester United da Inglaterra. Jogou o estadual de 2012 pelo Resende do Rio de Janeiro. Devido a grande  carência de bons volantes no time profissional, é uma boa aposta para 2014.

Andrigo: Esse é, talvez, desde o surgimento de Alexandre Pato, o jovem criado na base que mais tenha os holofotes. O atacante de 18 anos já esteve na mira de Manchester United, Barcelona e outros gigantes europeus. Teve algumas lesões que atrapalharam seu rendimento e uma possível ascensão ao time profissional. Mas, parece estar retomando seu ótimo futebol e mostrando muita qualidade neste Campeonato Brasileiro Sub-20.  Se não sofrer mais com as lesões, estará em breve, frequentando o elenco comando pelo técnico Abel Braga.

Alex Santana:  Camisa 10 de força física e grande habilidade, assim podemos definir a jovem revelação colorada. Surgiu no Paulista de Jundiaí e contratado pelo Inter em 2012, Alex teve grande destaque na Taça Santiago e na Taça BH de Futebol Junior, marcando inclusive gol no clássico Gre-Nal. O jovem meia teve rápida oportunidade pelo time profissional, comandado pelo técnico Clemer em 2013. Apareceu alguns minutos na derrota para o Flamengo por 2×1. Com certeza, tem grande potencial e será uma grande opção em um futuro próximo.

Murilo: Jovem atacante de velocidade, vem se destacando no Brasileirão Sub 20.  Formado no Caxias, o meia-atacante está integrado ao time B do Inter. A revelação de 17 anos quase foi para o Vitória-BA, mas acabou sendo colocado no Beira-Rio pelos investidores que adquiriram 70% dos seus direitos. Com a venda de Leandro Damião e a improvável contratação de uma reposição, deve ganhar espaço no time principal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.