Conheça a história do velocista Jesse Owens

filme-raca-2.jpg

Foto: Divulgação

Raça [Netflix] é uma cinebiografia que conta a história de Jesse Owens, atleta negro que se destacou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, e assim frustrou a tentativa de Hitler de promover uma suposta supremacia ariana. A história, apesar de bastante conhecida, merece ser recontada.

O filme apresenta Owens como um proeminente esportista mesmo no auge da segregação racial nos Estados Unidos. Enquanto estudava e treinava corrida na Universidade do Estado de Ohio, ele chama a atenção do treinador Larry Snyder, que acredita no seu potencial. O roteiro deixa claro que a relação entre técnico e pupilo era bem conturbada, sobretudo pela realidade bastante distinta de ambos. Com treino intensivo, Owens bate o seu primeiro recorde, em meio a insultos e abusos da torcida.

No entanto, o maior desafio viria mais adiante e deixaria o nome do protagonista marcado na história. Antes dele ir para Berlim em pleno regime nazista, surgem várias debates sobre um afro-americano participar da competição. Por exemplo, o Movimento Negro recomendou contra a ida de Owens, já que a sua presença poderia passar uma mensagem de aceitação ao governo de Hitler.

Bom, Jesse Owens decidiu ir e o que sucedeu foram alguns dos momentos mais memoráveis de qualquer competição esportiva. Na primeira corrida, o atleta ganhou medalha de ouro. Era costume de Hitler cumprimentar os vencedores, porém ele deixou o estádio mais cedo para não dar parabéns a um medalhista negro. Pois Owens não se abalou e ganhou mais três medalhas de ouro, inclusive estabelecendo novos recordes.

Apesar das críticas destacarem as limitações do roteiro ao abordar um personagem tão complexo, as atuações sólidas e a relevância relevância histórica do assunto justificam Raça.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

scroll to top