Grêmio inaugura estátua de Renato na Arena

estatua-renato-lucas_uebel.jpg

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio

Foi no começo da noite da última segunda-feira, 25, que o Grêmio apresentou aos torcedores a homenagem ao ídolo tricolor Renato Portaluppi. Em uma cerimônia marcada pela emoção, Renato se consolidou ainda mais na história do tricolor gaúcho.

Apoie o Conexão Grenal.
Entre para o nosso clube!

Renato pediu a estátua pela primeira vez em 2016, logo após o título da Copa do Brasil que tirou o Grêmio de um jejum de 15 anos sem títulos de relevância nacional. O pedido voltou a ser feito um ano depois, quando o Grêmio conquistou a terceira vez a Copa Libertadores. Se em 1983 foi com Renato em campo, desta vez ele se estava no banco como treinador. A conquista fez de Portaluppi o primeiro atleta brasileiro a ganhar a Libertadores como jogador e como treinador.

O momento mais emocionante da cerimônia foi quando o homenageado falou para o público. Renato relembrou sua trajetória como atleta, agradeceu os jogadores com os quais trabalhou no tricolor em suas três passagens no comando da equipe e foi às lágrimas quando citou os pais e o seu desejo que eles estivessem ali. O treinador ainda reforçou seu amor ao clube e ao estado.

Estatua Renato
Leia trecho da nota divulgada pelo Grêmio

O palco da inauguração fez jus à envergadura do homenageado. Aquecidos pelo sol de outono sob um céu de um único tom de azul, os gremistas se amontoaram como em uma final para celebrar o apogeu desta relação de quase quatro décadas que se intensifica diariamente.

Vestindo calça jeans, camisa branca por baixo de um paletó preto e sapato escuro, Renato eternizou-se quando, às 19:01, ao lado da filha da Carol, retirou o tecido preto que cobria a obra e revelou à nação gremista o resultado de um ano de trabalho.

Com os braços abertos para o alto, como se abraçasse os gremistas do outro lado do mundo, longos cabelos para trás e expressão incrédula, a comemoração do primeiro gol do Mundial de 1983, gravada na retina de todos os torcedores por aquele jovem camisa 7 de 21 anos, inspirou a confecção da obra que imortaliza Renato na história centenária do Grêmio.

Em sua fala, Romildo exaltou o ídolo jogador, treinador, expressou sua admiração pelo homem Renato Portaluppi e se emocionou falando da ligação construída entre o jogador/técnico e o Clube.

Localização da Estátua de Renato Portaluppi

Posicionada no setor Oeste do estádio, a estátua está em frente à Calçada da Fama e ao Museu do Clube. A estátua tem 4,10 metros de altura, sendo 1,30 metros da base – que leva um medalhão com o rosto do técnico e sua assinatura – e 2,80 metros representando a comemoração do gol, num total de 300 quilos. A visitação ao público foi aberta às 20h e o acesso será livre diariamente.

Thales Barreto

Thales Barreto

Sou Thales Barreto e tenho 33 anos. Me formei em jornalismo pela Famecos/ PUCRS em 2009. Atualmente faço pós graduação em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia pela PUCRS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

scroll to top