Grêmio vs Rosário Central: O primeiro desafio gremista na Libertadores

Grêmio vs Rosário Central: O primeiro desafio gremista na Libertadores

04/03/2019 0 Por Wesley Dias

Nesta próxima quarta-feira (06), O Grêmio dará o seu pontapé inicial na Libertadores da América de 2019. O primeiro embate tricolor será contra um velho conhecido de 2016: o Rosário Central. Os argentinos foram os responsáveis pela eliminação do tricolor no torneio daquele ano, mas agora a realidade é outra. O Grêmio é líder no torneio do qual disputa no momento e apresenta futebol incontestável, já o Rosário vem de uma recente eliminação da Copa da Argentina, perdendo para um oponente da terceira divisão.

Apesar de estar enfrentando um adversário bastante tradicional, a situação do argentinos não é nada auspiciosa às vésperas da estreia no torneio continental. Sob o comando de Paulo Ferrari o time foi eliminado nas penalidades pelo inexpressivo Sol de Mayo, na Copa da Argentina. Vale ressaltar que essa foi a primeira partida de Ferrari sob o comando do clube. O antigo comandante, Edgardo Bauza, foi demitido após uma sequência de sete jogos sem vitórias. Nesse meio tempo foram três empates, quatro derrotar e nenhuma vitória.

Foto: Divulgação/ Rosário Central
Foto: Divulgação/ Rosário Central

Fora a eliminação precoce na Copa Argentina, o Rosário também não vai bem das pernas na Superliga Argentina. O Rosário ocupa a 17° posição no torneio, que conta com 26 participantes. Mesmo recém-chegado, a situação do técnico Paulo Ferrari não é fácil. Com muitos jogos e pouco tempo para conhecer e formatar melhor o seu time, o comandante precisará definir as suas prioridades no momento.

Devido a má campanha na Superliga até o momento, é possível que Ferrari opte por mandar uma equipe mista a campo contra o Grêmio, já que neste sábado (02), empatou contra o Belgrano. Para evitar o risco de ver o “fantasma” do rebaixamento, o clube precisa se esmerar ao máximo nas cinco partidas restantes da liga. Isso fará não somente com que o clube cogite preservar jogadores contra o Grêmio, mas sim também contra outros oponentes. Já que essas cinco partidas da liga irão de março até o inicio de abril.

Foto: Divulgação/ Rosário Central
Foto: Divulgação/ Rosário Central

Na balança feita até o momento, podemos observar que o Grêmio vem com uma ampla vantagem para esse confronto. Diferentemente do seu adversário, o tricolor segue com o mesmo técnico há muito tempo, possui ótimos resultados e acima de tudo exibições consistentes. Sem contar de que o fato de estar bem colocado no campeonato gaúcho, não terá qualquer tipo de penalidade em poupar atletas para o jogo de quarta-feira.

O Destaque Argentino

O grande nome do atual elenco do Rosário Centra Fernando Zampedri. Tratado como o sucessor de Marco Ruben, após a ida desse para o Atlético Paranaense, Zampedri tem 4 gols anotados em 17 jogos. Um apontamento curioso é que o próprio Grêmio enviou uma proposta pelo jogador no inicio deste ano. O atacante recusou a proposta alegando que estava bastante “cômodo” no clube argentino e que tinha muito a contribuir pelo Rosário ainda.

Foto: Divulgação/ Rosário Central
Foto: Divulgação/ Rosário Central

Fernando Zampedri costuma atuar centralizado. Cai pelos flancos do campo esporadicamente, mas com razoável velocidade. Já que é um jogador caracterizado pela força física e não muito pela mobilidade. Zampedri tem 1,85 m, e com tamanha estatura tem como principal recurso o jogo aéreo. Além da qualidade de pivô, que o faz ser um atleta com bons recursos para segurar a marcação e esperar a passagem dos seus companheiros.

De uma forma geral, o Rosário Central vem sendo descrito como uma equipe bastante confusa na forma de atuar. Após encerrar o ano positivamente com o título da Copa da Argentina, o time veio em queda livre. Como mencionamos anteriormente, o time chegou a ficar 7 jogos sem vencer sob o comando de Bauza. Sendo que esse número aumenta para 9 se levarmos em conta dois amistosos feitos neste ano.

A realidade é que mesmo com uma taça no armário, alguns analistas do futebol argentino já apontavam o quanto a equipe devia na parte futebolística. Ou seja, vencia, mas muitas vezes sem contundência. São poucos os prós para descrever a equipe argentina principalmente nesse inicio de temporada. Mas é claro que como todo bom adversário argentino, é preciso respeito. Porém, o prognóstico inicial que pode ser feito, nos dá a certeza de que o Grêmio chega muito mais preparado para esse confronto e com o favoritismo nas mãos!