fbpx

Morre Valdir Espinosa, técnico campeão do mundo com o Grêmio em 1983

espinosa.jpg

Foto: Rodrigo Rodrigues/ Grêmio

Morreu na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o técnico campeão do mundo com o Grêmio, Valdir Espinosa. Ele tinha 72 anos e atualmente era coordenador de futebol do Botafogo. Ele passou por uma cirurgia no abdômen no último final de semana, acabou tendo complicações e não resistiu.

Espinosa foi responsável direto pela vinda de Renato Portaluppi para o Grêmio no começo dos anos 1980. Em 1983 comandou a equipe que foi campeã continental e do mundo. Sua passagem mais recente no Grêmio foi em 2016, quando foi coordenador técnico. Ele estava na comissão técnica comandada por Renato que tirou o tricolor de uma fila de 15 anos sem títulos nacionais.

Foto: Rodrigo Rodrigues/ Grêmio
Leia a nota de pesar emitida pelo Grêmio

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor.

Leia a nota de pesar do Botafogo

É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do Professor Valdir Espinosa, aos 72 anos. Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de Gerente Técnico desde dezembro de 2019.

Muito querido no Clube por torcedores e por quem conviveu com ele no dia a dia, Espinosa vai fazer muita falta. Sua liderança, exemplo e ensinamentos seguirão no Botafogo como legado dessa figura tão representativa na história do Clube.

O Presidente Nelson Mufarrej decretou luto oficial de três dias. Em sinal de respeito por este grande profissional, O pavihão alvinegro de General Severiano encontra-se a meio-mastro.

O velório do professor Valdir Espinosa será nesta quinta-feira, de 15h às 22h, no Salão Nobre de General Severiano.

Botafogo de Futebol e Regatas

Renato se manifesta sobre morte de Espinosa

Através de sua assessoria de imprensa o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, falou sobre a morte de Valdir Espinosa na manha desta quinta-feira, 27, aos 72 anos. Leia:

Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e  fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis.  Vai ser difícil superar mais essa perda, mas temos de seguir em frente. E tenho certeza que ele sempre estará nos olhando, cuidando e guiando. Vai com Deus meu grande amigo

Outros clubes prestam homenagens

Outros clubes do futebol brasileiro também prestaram homenagens a Valdir Espinosa através de suas redes sociais. Foi o caso de São Paulo, Palmeiras, Chapecoense, Corinthians, Athlético Paranaense e Atlético Goianiense, além de jogadores como Léo Moura e Zico.

Thales Barreto

Thales Barreto

Sou Thales Barreto, 34 anos, jornalista e pós graduado em Influência digital: Conteúdo e Estratégia pela PUCRS, especialista em WordPress e em produção de conteúdo para a web.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar ao topo