silhouette of man standing on boat in the middle of the lake
- Da arquibancada, Opinião

Colorados, será que o problema do Internacional não é o MAR e sim os Peixes!!!

Quem sabe o MAR de Porto Alegre não está pra Peixes, ou Miguel ainda não aprendeu a Pescar dentro do Beira-Rio os melhores Peixes deste misterioso cardume Colorado? O nosso Time tem um goleiro que as vezes sobe a lomba catando a coitada da bola como se fosse um arisca borboleta. Em outras fica perdido dentro da sua área, como uma barata tonta que foi fuzilada através de um veneno mixuruca, e mesmo assim fez efeito.

Leia outras colunas Da Arquibancada

Bem que o Marcelo Lomba poderia ser um baita peixe voador, para se sobressair e ajudar a cuidar da sua retaguarda junto com os lambaris, pintados, cascudos, piranhas, traíras e muçuns, deste cenário de Time Colorado, que está louquinho para nadar, nadar, nadar e morrer dentro e fora do Beira-Rio.

Creio que o nosso espanhol treinador e pescador de ilusões, um dia vai conseguir falar o mesmo idioma que os nossos jogadores, para que eles possam lhe entender e ser talentosos e prestigiados, como um saboroso banquete dos melhores Filés de Peixes destes maravilhosos MARES da VIDA.

Imaginem um Time com a qualidade abaixo:

Filé de Panga (Pangasius)

Para os íntimos do MAR, é conhecido como filé de panga, apresenta cor branca, textura firme e sabor suave. Não tem espinhas, é vendido limpo e em filés. É muito versátil na cozinha, por ser um bom peixe para fritar, ser assado, na grelha ou no forno, empanado, cozido, ao molho, como molho branco, por exemplo, e etc.

Filé de Polaca

A Polaca do Alasca é muito apreciada por sua carne magra e branca, tem textura firme e, assim como o pangasius, sabor delicado. Também proporciona versatilidade no preparo. É um bom peixe para fritar, ser assado, cozido, empanado ou grelhado.

Filé de Merluza

É um peixe mais magro do que a pescada, ainda assim está entre os mais populares e com maior aceitação, pois seu filé não apresenta espinhas. Com sabor um pouco acentuado, mas agradável e que pode ser, facilmente, suavizado com limão, sal, pimenta, alho-poró ou salsa. Faça seu filé de merluza assado, no forno, com batata, com creme de leite, empanado, grelhado, frito, cozido, com leite de coco, à milanesa e até como recheio de bolinhos.

Filé de Pescada Branca

Muito indicado para quem está fazendo dieta, pois tem baixo valor calórico e apresenta pouca gordura. Por isso, também é muito popular. O filé de pescada é um peixe muito utilizado em ceviche, por exemplo. Também pode ser feito assado, no forno, frito como filés crocantes, ao molho ou grelhado.

Filé de Tilápia

Tem um sabor muito suave, principalmente quando comparado com outros peixes um pouco parecidos. O filé de Tilápia pode ser combinado de diversas maneiras, por isso é considerado como um peixe muito versátil, além de ser uma ótima opção de peixe para dieta. Seu preparo pode ser frito, assado, grelhado no grill, ao forno com batatas, ao molho com alcaparras, a parmegiana e até sashimi de tilápia. Há uma infinidade de receitas para esse peixe.

Filé de Linguado

O linguado é considerado, por chefs e cozinheiros, como um dos melhores peixes e mais saborosos. Sua carne magra, branca, firme e de textura macia o torna uma das melhores opções de peixe para dieta. O filé de linguado pode ser feito no forno, frito, cozido no vapor, grelhado com manteiga, ensopado, com molho de camarão, ao molho branco, ao molho com alcaparras, com leite de coco, a dore, à milanesa, marinado e etc.

Filé de Abadejo

Há muita confusão quanto a esse peixe. Algumas pessoas pensam que badejo e abadejo são o mesmo peixe, mas não são. O badejo é um peixe com sabor mais delicado e com preço mais “salgado”. O abadejo tem sabor mais parecido com a merluza, carne branca e sem espinhas. Pode ser feito em iscas, filé frito, grelhado, ao forno, com alcaparras, com molho de camarão ou cozido.

Posta de Cação

Não tem espinhas, sabor acentuado e carne muito macia, a posta de cação é considerada um ótimo peixe para moqueca, caldeiradas, assada e empanada. Além de outras formas como assado, no forno ou grelhado, ao molho, ensopado e frito. Prepare a posta de cação ainda congelada para preservar o seu sabor e deixá-la mais suculenta.

Salmão

Esse peixe está entre os mais procurados para compor receitas gastronômicas. Sua carne leve e saborosa faz com que seja utilizado de diversas formas desde as mais sofisticadas como tartar, carpaccio, ceviche até as mais comuns e simples como peixe para assar no forno, grelhado, com batatas, com alcaparras, além do tradicional salmão ao molho de maracujá e etc.

Bacalhau

Seu consumo é muito comum durante a Semana Santa e a Páscoa, por isso muitas pessoas acabam não se dando conta de que esse peixe pode ser feito de diversas maneiras. As mais comuns são o bolinho de bacalhau e o bacalhau com batatas, mas o escondidinho de bacalhau, torta de bacalhau e suflê de bacalhau também são receitas deliciosas para esse tipos de peixe. Ah! E não esqueça das receitas tradicionais como o bacalhau no forno e o bacalhau gratinado.

Tchê liga professor MAR, o Internacional não é um oceano cheio de Peixes maravilhosos. Mas com humildade, sapiência e paciência, saberá escolher os nomes certos para fazer funcionar o nosso Colorado dentro de campo, contra qualquer tipo de adversário neste Campeonato Brasileiro, que também terão muitos gramados ótimos, bons e ruins, que lhe testarão e quererão devorar o Colorado em cada rodada.

Vamo Internacional, estaremos contigo em todos os momentos, mesmo não pescando nada.

Escrito por Dorian Bueno

Titular da coluna Da Arquibancada.
Leia outras publicações de Dorian Bueno

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.